Teleporting An Unknown State – Analise da Obra

ANALISE DA OBRA “Teleporting an unknown state

SILVA, Patrícia Mara Rodrigues

patriciamarars@gmail.com

Escola Guignard – UEMG

“Teleporting an unknown state” é um trabalho de Eduardo Kac que foi realizado em três momentos, primeiramente no “Multimedia Center Kibla Art Gallery” na Eslovênia, em Outubro de 1998, posteriormente em 2001  no Austin Museum of Art, no Texas. E sua ultima apresentação foi através do Sprint Nextel Art Collection, Overland Park, Kansas, em 2003.

A obra consiste em uma instalação web interativa, que permite aos participantes escolher uma imagem a ser projetada sobre uma planta dentro de uma galeria escura. Esta planta depende da luz da imagem selecionada pelos participantes para fazer fotossíntese. Segundo o artista, esta obra trabalha com a noção de teleportação de partículas, no caso os fótons, para criar uma metáfora da internet como um meio de sustentação da vida “life-supporting system”, como é nomeado pelo artista.

São selecionados pelo artista, oito lugares do mundo nos quais são instaladas câmeras de vídeo conectadas à internet. Estas câmeras captam e enviam a imagem do local, em tempo real, para a planta localizada na galeria do museu. A interação com a obra acontece através de um sitio na internet, em que o participante é convidado a escolher, dentre as localidades que lhe são sugeridas, qual imagem será projetada sobre a planta, isso é, de qual localidade do mundo a planta recebera a luz necessária para sua sobrevivência.

Através desta interferência de um computador sobre a natureza de uma vida, Kac lida com varias questões filosóficas e sociológicas que surgiram com o desenvolvimento tecnológico, em especial com o surgimento da internet, que proporcionou uma revolução no sistema de comunicação e uma grande influencia sobre a cultura contemporânea.

A obra apresenta, também, um forte apelo poético que muitas vezes é absorvido pelo observador antes de qualquer outro propósito ou assunto a que o trabalho é remetido. Existe uma imensa beleza poética nas seguintes idéias trazidas pela obra: uma planta ser cultivada e alimentada a partir de luzes oriundas de varias partes do mundo; por essas imagens serem dependentes da escolha de pessoas também de diferentes partes do mundo; e por ser uma luz transmitida não pela natureza, mas por uma maquina.

Com o advento das novas tecnologias comunicacionais como a internet, torna-se possível esta aparente onipresença e desterritoriedade que podemos observar tanto neste trabalho de Eduardo Kac, quanto em nosso próprio cotidiano. Poderíamos considerar termos nos tornado tão dependentes desta tecnologia quanto a planta de Kac?

Com o surgimento da internet, houve e esta havendo, uma revolução nos sistemas, no ambiente, e conseqüentemente no pensamento humano. O mundo nunca esteve tão unido, e as culturas tão acessíveis como hoje. Esta forma de pensamento e suas conseqüências são temas de vários trabalhos científicos e artísticos de nosso tempo.

Eduardo Kac desenvolveu por vários anos trabalhos utilizando a telecomunicação, mas seu pioneirismo artístico continua, com seu atual direcionamento de pensamento para a bioarte. Kac aponta como um de seus objetivos o trabalho da interdisciplinaridade na realização de uma obra de arte, isso é, a presença de profissionais de vários campos envolvidos no projeto. Seu ambiente de criação artística é totalmente inserido no mundo da ciência, demonstrando que não devemos entender a arte apenas como mais uma forma de conhecimento, mas também como importante veiculo para outros tipos de conhecimento humano. Tanto a arte como a ciência acabam por assumir um caráter didático na nossa compreensão de mundo, embora o façam de modo diverso: a arte não contradiz a ciência, todavia nos faz entender certos aspectos que esbarram nos limites da ciência. A arte e a ciência, enquanto faces do conhecimento, ajustam-se e se complementam. Não existe a suplantação de uma em detrimento da outra, existem sim, formas complementares do conhecimento. (SILVA, 2009)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s